A crise da pandemia, com reflexos sanitários, econômicos e sociais, ainda irá nos acompanhar ao longo de todo o 2021. O desafio dos gestores é achar formas que ajudem aquelas pessoas que perderam emprego e renda a suportar o já insuportável: a falta de dinheiro para honrar com a própria dignidade.
Leia mais coluna de Marcelo Martins
Neste sentido, na Assembleia Legislativa (AL-RS) gaúcha, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) faz frente a uma empreitada para que a o governo do Estado viabilize um auxílio emergencial aqui no Rio Grande do Sul. Há, inclusive, uma sinalização e um empenho por parte do governador Eduardo Leite (PSDB) para que isso ocorra por aqui. Em Santa Maria, a vereadora Helen Cabral (PT) apresentou um projeto, em caráter extraordinário, para que a prefeitura crie o auxílio municipal emergencial.
A matéria, apresentada pela parlamentar, prevê que a ajuda de R$ 250 seria paga por quatro meses - podendo ser prorrogado. O valor, contudo, chegaria a R$ 500 em caso de a mulher ser a chefe da família. A vereadora aponta que os recursos necessários, ao pagamento do auxílio local, sairiam das próprias dotações orçamentárias do município bem como da abertura de crédito suplementar, e acrescenta que poderia, ainda, ser utilizado recursos de um eventual superávit financeiro do município deste ano.
ALIÁS...
Ainda que bem intencionada a vereadora, imaginar que a prefeitura de Santa Maria - que com esforço tem mantido os salários dos servidores em dia - poderia lançar mão de uma medida dessas, é como imaginar, que no atual momento, todos seremos vacinados ainda neste ano.